Zika Vírus
A doença causada pelo vírus da Zika é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. As pessoas acometidas por essa doença podem apresentar sintomas como febre moderada, rush cutâneo, conjuntivite, dores muscular e articular, mal-estar e cefaleia. Estes sintomas duram cerca de 2 a 7 dias.
Sabe-se que durante a gestação a infecção pelo vírus da Zika pode cursar com quadros de microcefalia de diversas intensidades, com diversas complicações neurológicas.
A transmissão do vírus ocorre primariamente através da picada do mosquito infectado, o Aedes aegypti em regiões tropicais. A transmissão sexual também pode ocorrer; outros modos de transmissão estão sendo investigados.
O diagnóstico de infecção deve ser suspeitado com base nos sintomas da paciente e na história de viagens para áreas epidêmicas; mas a confirmação só poderá ser feita através de testes laboratoriais realizados, preferencialmente, no sangue. Outro fluidos como a urina, saliva e o sêmen também poderão ser utilizados.
Não existe um tratamento específico. Medidas gerais devem ser adotadas como repouso, hidratação, uso de antitérmicos e analgésicos.
Como podem as mulheres proteger-se contra a infecção pelo Zika?
(Recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS)
As mulheres que estão grávidas ou planejam engravidar devem ter cuidados especiais para se protegerem das picadas do mosquito que transmite o Zika:
- usando repelente de insetos. Os repelentes podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas e devem conter DEET. Os repelentes devem ser usados rigorosamente de acordo com as instruções do rótulo. O seu uso é seguro para as mulheres grávidas
- usando vestuário (de preferência de cores claras) que cubram o corpo o mais possível
- usando barreiras físicas, como mosquiteiros, portas e janelas fechadas
- dormindo sob a proteção de mosquiteiros, especialmente durante o dia, quando os mosquitos Aedes estão mais ativos
- identificando e eliminando os potenciais locais de proliferação de mosquitos, esvaziando, limpando ou cobrindo os recipientes que possam conter água, ainda que em pequenas quantidades, como baldes, floreiras e pneus.